Benefícios do xadrez para o cérebro

O Xadrez é um jogo, visto também como esporte, que possui um tabuleiro, 32 peças e envolve pensamento crítico e estratégico. Ele é tão culto e importante mundialmente que é considerado uma arte e relacionado com a ciência.

Sua origem ainda é muito controversa, pois não se sabe ao certo se foi criado na Índia ou em algum país Europeu em meados do Séc. VI, mas desde que ele existe, evolui com as pessoas e com todas as sociedades.

Ele é jogado por duas pessoas, dois enxadristas e o seu grande foco é o "xeque-mate", no qual é necessário retirar a peça "Rei" do adversário. É um jogo que demanda tempo e muita concentração. Além disso, existem diversos benefícios do xadrez, que você conhecerá a seguir.

Aumento de QI

"Torne-se mais concentrado, inteligente e culto praticando o xadrez em sua vida"

Jogar xadrez de modo frequente pode estimular seu cérebro a desenvolver novas habilidades importantes, fazendo com que o seu padrão de inteligência possa ser modificado e até mesmo aumentado.

Alguns pontos que podem ser estimulados são:

  • Trabalhar a paciência e a pressa
  • Aumentar a concentração
  • Diminuir a impulsividade, pois cada jogada deve ser estrategicamente pensada
  • Estimula o raciocínio lógico
  • Traz mais disciplina e dedicação para a pessoa

Além disso, há um estudo Venezuelano que comprovou o aumento de QI de 4.000 estudantes do ensino fundamental do país, que estudaram o jogo por quatro meses seguidos de forma sistemática.

O xadrez e o cérebro

Um dos benefícios do xadrez para saúde é o desenvolvimento cerebral que ele proporciona. O cérebro deve ser estimulado a pensar e montar diversos fluxos de estratégias inteligentes, enviado assim, sinais neurais para as células, tornando essa atividade cerebral mais ágil.

A interação com os dois hemisférios do cérebro aumenta todas as reações dos jogadores perante o xadrez e a vida, e a capacidade cerebral aumenta, justamente pelo fato do órgão todo ser ativo na atividade.

Benefícios do xadrez para o seu lado criativo 

É possível se tornar uma pessoa mais criativa. O Hemisfério cerebral responsável por este quesito é o direito, no qual é trabalhado enquanto o jogo está ativo. Assim, é muito mais fácil se dedicar a projetos mais originais facilmente.

É como se o jogo aumentasse a originalidade por conta da ativação do cérebro, aumentando a sua área de ganho. Por exemplo, nele, é necessário criar jogadas e estratégias, e além de regras, é necessário que demande criatividade.

Porém, como sua mente está ativa, ela carrega isso com você a todos os momentos enquanto for estimulada, trazendo maiores possibilidades para a originalidade.

Além disso, ainda proporciona a resolução rápida de problemas em um tempo mais ágil e dinâmico. Uma pesquisa feita nos anos 90 comprova essa tese, no qual os jogadores de xadrez tinham resoluções mais rápidas que os que não praticavam o esporte.

Maiores habilidades na leitura

O Dr. Stuart Margulies, especialistas e pesquisador sobre o mundo do xadrez, proporcionou uma performance de leitura para mais de 50 estudantes em uma escola primária, e a partir disso os avaliou.

Os que jogavam xadrez, ficaram acima da média de leitura dos que não tinham contato com o jogo e nenhum outro programa de treinamento relacionado a ele. Ou seja, o xadrez aumenta a performance de leitura.

Benefícios do xadrez para a memória

Assim como todos os outros benefícios falados acima, a memória não ficaria de fora. O xadrez, além de necessitar de uma memória trabalhada para poder dar continuidade ao jogo e suas estratégias, lembrando de todos os movimentos, ainda precisa de concentração.

A habilidade organizacional e mental relacionada a memória, por causa de todas as regras complexas que os enxadristas devem seguir, entram em cena, trabalhando cérebro para ser mais inteligente.

Previne doenças degenerativas e recupera pacientes

Assim como a memória é mais trabalhada e mantida, quem possui um risco relacionado a demência e doenças relacionadas a esse quadro podem trabalhar contra esses riscos, e a prevenção é o xadrez.

Ele não irá curar nenhuma doença, mas pode atrasar o seu avanço, assim como evitar outros problemas relacionados a ela. Ou seja, ele retarda o processo degenerativo, pois o cérebro continua ativo de modo frequente.

Além disso, ainda ajuda a desenvolver uma coordenação motora fina e delicada em que já sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), e estimula movimentações de quem tem alguma debilitação física que pode ser minimamente revertida.

É um modo de reabilitar pacientes, no qual poderão movimentar as peças do xadrez em diagonal, para frente, para trás e para os lados, fazendo com que a capacidade motora e cognitiva seja reajustada minimamente.


Os benefícios do xadrez são inúmeros, são comprovados e tornam a pessoa mais inteligente e renovam o cérebro dos jogadores a cada dia que se passa. Jogar xadrez é uma arte que proporciona saúde mental e física a todos que adotam este hobby ou até mesmo profissão.

© 2020 Xadrez. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora